"uma auxiliar semelhante a ele"

“uma auxiliar semelhante a ele” é parte de um versículo da Bíblia (Gn 2, 18) e serve de mote a um trabalho de reflexão sobre ideias que ainda possam subsistir acerca do papel social da mulher, milhares de anos depois desta frase em particular ter sido escrita num livro que tanto informa o mundo ocidental.

O ponto de partida são 4 livros sobre a presença (ou ausência) da mulher em várias áreas:

História – “Mulheres & Poder: um manifesto”, de Mary Beard.

História de Arte – “A arte sem história: Mulheres e cultura artística (Séculos XVI-XX)” de Filipa Lowndes Vicente.

Filosofia –”As Mulheres na Filosofia” de Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

Religião – “E Deus criou a mulher”, com coordenação de Anselmo Borges e Isabel Caldeira.

Cada livro foi trabalhado com um grupo de jovens na disciplina correspondente a cada livro, durante os meses de novembro e dezembro de 2022: uma turma de filosofia do 11º ano da Escola Secundária Alves Martins, uma de História de Arte do 10º ano da Escola Secundária de Viriato, uma de História de Portugal do 3º ano da Escola Superior de Educação de Viseu e o grupo de jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Viso.

Esta foi uma fase de pesquisa e de partilha, na expectativa de perceber o que pensa uma geração muito anterior à minha, mesmo numa amostra tão pequena, acerca de algumas das questões levantadas pelas autoras e que me chamaram mais a atenção. Os encontros resumiram-se a conversas com os jovens participantes e em alguns casos, na produção de cartas e desenhos sobre os temas explorados, diversificando a apresentação das suas opiniões e ideias.

Estes encontros foram determinantes na criação das peças, que produzi recorrendo a técnicas que tenho vindo a explorar nos últimos anos, como o bordado e o crochet. O facto de usar técnicas tradicionalmente vistas como menores e femininas nos meus trabalhos também serviu de base à conceptualização deste projecto.

A inauguração aconteceu na Casa do Miradouro, no dia 11 de março de 2023 e é um projecto tornado possível graças ao programa de apoio municipal da Câmara Municipal de Viseu, Eixo Cultura.

CLIENTE
Câmara Municipal de Viseu

TÉCNICA
Ilustração bordada e crochet.

ANO
2023

“Para atingir cargos de alta responsabilidade, muitos homens sobem de elevador, enquanto que muitas mulheres, têm de subir vários lances de escadas(…)”.

Perfeita

Intersecção

Poetisa

Remoça e Sorri

Dupla Jornada

Azedar o vinho

Em construção

“Porque é que vou mudar de roupa para ir a casa de um amigo que é Deus?”

 

O livro da exposição pode ser adquirido na loja.