Retrato de uma mulher deitada

O desafio foi lançado pelo Museu do Falso, de criar uma peça original, com uma história falsa, mas assente por outro lado em alguns acontecimentos ou personalidades verdadeiros. Lembrei-me da Sarah Affonso, uma pintora de mão cheia que demasiado cedo largou o seu ofício e que também bordava. Esta peça foi feita por mim, mas na história falseada foi-o pela Sarah Affonso. Encontram mais explicações para este enigma aqui.

No site do projecto, onde encontram outras peças de outros artistas, também podem ler:

“O Museu do Falso é um Museu de História da Cidade (neste caso de Viseu), composto exclusivamente de contribuições de criadores e agentes contemporâneos, cada trabalhando na sua área directa de especialidade e competência, subordinando as suas contribuições à premissa e ao conceito de “Simulacro”: E se um determinado evento tivesse ocorrido de modo diverso ao que efectivamente se verificou?”

CLIENTE
Associação Memória Comum

TÉCNICA
Ilustração bordada

ANO
2021

 

Inauguração
da exposição

Uma Soft Opening  destas obras aconteceu no Núcleo Carmo’81, em Viseu, a 29 de Agosto de 2021, onde estarão expostas até meados de Outubro do mesmo ano, seguindo depois para outros espaços culturais do distrito.